O que é a Pedagogia Waldorf?

f806c288-1972-43ac-8304-1437987dbf80.JPG

A pedagogia Waldorf é baseada na Antroposofia, estudo desenvolvido pelo Austríaco Rudolf Steiner. Esta pedagogia visa um conhecimento profundo do Ser Humano e sua relação com o mundo. Concebe o homem como uma unidade harmônica, formado por um corpo físico, corpo vital, corpo emocional e individualidade. A prática pedagógica na escola Waldorf respeita as fase do desenvolvimento humano, oferecendo o “alimento” necessário para cada faixa etária, considerando também que cada Ser Humano​ ​é​ ​único, com​ ​qualidades,​ ​história​ ​e​ ​cultura​ ​diferentes.

O nosso objetivo é desenvolver o ser humano da forma mais ampla possível, dando possibilidades para que seu pensar, sentir e agir amadureçam de forma equilibrada e completa. E assim colaborar na formação de indivíduos livres, integrados, socialmente competentes e moralmente responsáveis.

"A pedagogia Waldorf não é um sistema educacional, mas uma arte com a qual se desperta o que há no ser humano. Não pretendo educar com pedagogia Waldorf, mas despertar. Pois agora o tempo é de despertar. Em primeiro lugar, os professores devem ser despertados, em seguida, os professores devem despertar as crianças e os jovens novamente." (Rudolf Steiner)

​

A pedagogia das escolas Waldorf é apontada pela UNESCO como aquela capaz de responder aos desafios educacionais da atualidade, principalmente nas áreas de grandes diferencias sociais.

​

Entre em contato